quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fim de semana de Esgrima Lusitana na Quinta da Regaleira



27 e 28 de Outubro de 2012 - Quinta da Regaleira, Sintra.
Demonstrações, aulas de iniciação, colóquios, etc...

SÁBADO | 27 OUT
10h30
Demonstração de Jogo do Pau
Treino de iniciação com o público interessado

13h00
Almoço

COLÓQUIO
15h00
Pedro d' Orey Tânger
Representante de Taekwondo Songahm em Portugal
Campeão do Mundo de Bastão de Combate em 2011
“Jogo do Pau enquanto Arte Marcial e Tradicional”

15h20
Major Mendonça
Sub-Director do Museu Militar
“Jogo do Pau e as artes de combate medievais”

15h40
WORKSHOP de Bastão de Combate e Defesa Pessoal, orientado pelo
Mestre Nuno Russo com a participação de Carlos Manuel dos Santos
da Unidade de Intervenção da GNR (sujeito a inscrição prévia)

17h00
Encerramento

DOMINGO | 28 OUT
10h30
Demonstração de Jogo do Pau
Treino de iniciação com o público interessado

13h00
Almoço

COLÓQUIO
15h00
Dr. Pedro Renato Marques
Licenciado em Educação Física e Psicologia Clínica
“O Jogo do Pau em Contexto Escolar”

15h20
Vitorino Salomé
Musico e praticante de Jogo do Pau
“O Jogo do Pau e a Cultura Portuguesa”

15h40
Dr. Manuel Cavaleiro de Ferreira
Presidente da Direcção do Ginásio Clube Português
“O Ginásio Clube Português - Grande responsável pela Introdução e manutenção do Jogo do Pau em Lisboa”

16h00
Demonstração pelos alunos de Desporto Escolar na modalidade de Jogo do Pau, seguida de interacção com os alunos convidados das Escolas/Agrupamentos e Escuteiros do Concelho de Sintra (sujeito a inscrição prévia)

17h00
Encerramento

__

A origem do Jogo do Pau remonta ao manejo de armas medievais, aparecendo já referenciado por D. Duarte I no seu livro “Ensinança de Bem Cavalgar a Toda a Sela”. Neste, os nomes usados para designar as técnicas de ataque bem como as suas trajectórias, correspondem aos nomes que nos chegaram pela prática do Jogo do Pau até aos nossos dias. Os combates de Jogo do Pau nas feiras e romarias estiveram presentes na tradição popular desde os finais do século XIX, princípios do século XX, sobretudo na região minhota e chegando a envolver aldeias inteiras. Em certos casos o jogo foi um meio justiceiro eficaz par debelar revoluções populares como a “Maria da Fonte” ou para combate de forças inimigas, como nas invasões Napoleónicas, onde um grupo de lutadores de pau enfrentou e causou pesadas baixas ao exército francês, opondo corajosamente às balas e baionetas, o varapau e o peito aberto. 

Actualmente, sendo mais conhecido por Esgrima Lusitana, o Jogo do Pau é uma arte marcial que para além da sua característica de defesa pessoal se apresenta também como modalidade de desporto de competição. Neste caso, utilizando-se hoje equipamentos de proteção adequados por forma a preservar a integridade física dos praticantes, tem vindo a suscitar maior interesse sobretudo nas camadas mais jovens, tendo por isso sido incluído nos programas nacionais de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário.


——
MESTRE NUNO RUSSO
Director Técnico da Federação Nacional de Jogo do Pau Português. Mestre de Esgrima Tradicional Portuguesa. Em 1996 participou no Campeonato do Mundo de Esgrima Artística, organizado pela Academia de Armas Internacional e pela Academia de Armas de Portugal. Formador junto das forças de segurança e Forças Armadas, sobretudo no âmbito geográfico da lusofonia; acções de formação acreditadas pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação). Formador junto de diversas escolas e instituições universitárias nacionais e estrangeiras, particularmente na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. No âmbito da divulgação do Jogo do Pau Português/Esgrima Lusitana colaborou na Revista Desportos e foi autor e co-autor de diversos artigos em revistas de artes marciais e de desporto; participou no I Congresso Internacional de Jogo do Pau, organizado pela Universidade de La Laguna, Tenerife, nas Canárias, realizado de 24 a 28 de Novembro de 1998, com uma comunicação sobre a História e Evolução do Jogo do Pau em Portugal, o Panorama Actual da modalidade e a sua difusão e adaptação da Técnica Tradicional à Competição. 

Acesso:
Incluído nas condições de acesso à Quinta da Regaleira. Gratuito para os participantes inscritos no Workshop de Bastão de Combate e Defesa Pessoal.

Informações / Inscrições:
Fundação CulturSintra
Email: regaleira@mail.telepac.pt
Telef: 219106650
Facebook: https://www.facebook.com/events/372261096192037/